OUT & NOV AUDITÓRIO FADO COM HISTÓRIA em todas as sessões: 12:15h/ 15:15h e 17/15h fadoO FADO E A ALMA PORTUGUESA Toda a poesia reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste. O fado, porém, não é alegre nem triste. É um episódio de intervalo. o Sobre Portugal. Fernando Pessoa O Fado com História, fundada em Tavira a Dezembro de 2014 por Virgílio Lança e o saudoso Miguel Drago, apresentará em todas as suas sessões durante o período da FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS, uma das canções publicadas na coletânea Fernando Pessoa – O Fado e a Alma Portuguesa. São fados tradicionais com poemas de Fernando Pessoa.
DOM 14 OUT CORETO DE TAVIRA . 15h00 música filarmónicaDOMINGO NO CORETO COM A BANDA MUSICAL DE TAVIRA Ah, quero as relvas e as crianças! Quero o coreto com a banda! Quero os brinquedos e as danças… Quero ver todas brincar Num jardim onde se passa... Poesias Inéditas (1930-1935) Fernando Pessoa A Banda Musical de Tavira dará um concerto no coreto que se inaugurou em Tavira em 1890, o mesmo ano do “nascimento” de Álvaro de Campos nesta cidade.
DOM 14 OUT Claustros do Convento do Carmo . 20h30 TANGENCIAL A PESSOA . Sessão do Cineclube com dois filmes cinema documental10 ANOS SEM BARTOLOMEU -BARTOLOMEU CID DOS SANTOS; POR TERRAS DEVASTADAS … a poesia de Álvaro de Campos teve uma enorme influência nas minhas gravuras assim como a música de Schubert … Bartolomeu Cid dos Santos em entrevista a Nuno Barreto em Macau, 1989 Bartolomeu fez o seu Serviço Militar em Tavira em 1951. Numa livraria da cidade comprou as Obras Completas de Álvaro de Campos e pela primeira vez leu a Ode Marítima que inspirou algumas das suas obras. Nos últimos anos de vida criou um atelier de gravura em Tavira para continuar a trabalhar e a ensinar. Faleceu em Londres mas a seu pedido, teve as suas cinzas lançadas ao Rio Gilão em Tavira, já lá vão 10 anos. O Cineclube de Tavira, na sua programação “Tangenciais a Pessoa” apresenta este documentário de Jorge Silva Melo sobre Bartolomeu Cid dos Santos e as suas ligações a Tavira, onde passou os últimos anos da sua vida, e os diversos países onde viveu e trabalhou. Legendas em inglês.
cinema experimental e poéticoTODAS AS CARTAS DE AMOR SÃO RIDÍCULAS Um filme de Paul Ouazan com Maria de Medeiros produção ARTE France Tudo como num animatógrafo num teatro do tamanho do Universo… Com as malas feitas de Álvaro de Campos Curta metragem . experiência poética de Paul Ouazan produzida pelo Atelier Recherche d'Arte France, com a atriz Maria de Medeiros que interpreta o poema em Português, Francês e Alemão. Depois de apresentado na sessão do Cineclube, o filme ficará sendo projetado em looping num écran de TV, para ser apreciado individualmente com fones de ouvido.
SEG 15 OUT MUSEU MUNICIPAL DE LOULÉ SEG 15, 16h00 performanceA CARTA DA CORCUNDA PARA O SERRALHEIRO ... Se a nossa vida fosse um eterno estar à janela, se assim ficássemos como um fumo parado, sempre, tendo sempre o mesmo momento de crepúsculo dolorido a curva dos montes. Se assim ficássemos para além de sempre! Livro do Desassossego por Bernardo Soares Maria José é a voz feminina que mais longamente se faz ouvir no universo pessoano. É a metáfora da “alma à janela”... . Pessoa por Conhecer . Teresa Rita Lopes Esta performance, que teve uma primeira abordagem no encerramento da FESTA DOS ANOS de 2017, foi desenvolvida por ocasião do festival Viva a Primavera, recebendo um preâmbulo feito com marionetas, e foi convidada a apresentar-se no Museu de Loulé, o município que aceitou o desafio de juntar-se a Tavira na celebração da presente edição da FESTA.
SEG 15 OUT PRAÇA DA REPÚBLICA . 20h00 às 21h00 poesia e observação lunarVEM NOITE ANTIQUÍSSIMA E IDÊNTICA ... no alto céu ainda claramente azul Já crescente nítido, ou círculo branco, ou mera luz nova que vem, a lua começa a ser real. Vem Noite de Álvaro de Campos Sob a orientação de Ricardo Freitas, o Centro Ciência Viva Tavira convida todos a observar a lua no dia do nascimento de Álvaro de Campos a partir do coração da cidade, que viu nascer este heterónimo de Fernando Peiverso fará parte deste evento.
SEG 15 OUT SALA GUILHERME CAMACHO . BIBLIOTECA MUNICIPAL . 22h000 teatro com marionetasVEM NOITE ANTIQUÍSSIMA E IDÊNTICA Ó meu passado de infância, boneco que me partiram! Não poder viajar pra o passado, para aquela casa e aquela afeição, E ficar lá sempre, sempre criança e sempre contente!. In Ode Marítima . Álvaro de Campos Performance para atores e marionete, em torno de 3 poemas de Fernando Pessoa, com Vitor Correia e a marioneta criada pela Armação do Artista.
concerto de jazz
Jane Hennessy e Luís Conceição
CLUBE DE TAVIRA
DOM 28 18h30
CONFIRMADO
performance interdisciplinar
1GO!1E . (ichigoichie) COM ÁLVARO DE CAMPOS
Yuko Kominami, Tomas Tello, Rie Goto, Naoki Hamanaka, Kunihiko Matsuo
CINE-TEATRO LOULETANO
DOM 11 matiné
EM BUSCA DE SOLUÇÃO
novas músicas para poemas de Pessoa
Rock da Baixa Mar
LOCAL A CONFIRMAR
DATA A CONFIRMAR
EM BUSCA DE SOLUÇÃO
musica tradicional
PÉROLAS DO GILÃO CANTAM FERNANDO PESSOA
Sociedade Orfeónica de Amadores de Música e Teatro de Tavira
FUNDAÇÃO IRENE ROLO
DATA E HORÁRIO A DEFINIR
CONFIRMADO
teatro
POEMAS ENCENADOS – O FUTURISMO DO NOSSO PASSADO
Alunos da Escola Secundária de Tavira
CASA DAS ARTES DE TAVIRA
SEG 12 19h00
poesia e música brasileira
POETAS E AMIGOS DE OUTRA CIDADE
Túlio Borges, Vicente Sá, Victor Angeleas, Ribamar
LOCAL A CONFIRMAR
DATA A CONFIRMAR
EM BUSCA DE SOLUÇÃO
fado
Fadistas interpretam poemas de Pessoa em Fado
FADO COM HISTÓRIA
SEX 23 18h30 SAB 24 18h30 DOM 25 18h30
posia ao jantar
NOITE DE VINHO E POESIA . FERNANDO PESSOA CANTADO POR CHAROLA
Restaurante Álvaro de Campos
Charola de São Brás canta poemas de Pessoa
datas a definir