PESSOAS DE PESSOA

 
a QUI 30 nov
Tavira D’Artes Galeria
exposição de pintura de Fonseca Martins

Todo o material da arte repousa sobre uma abstração: a escultura, p. ex., desdenha o movimento e a cor; a pintura desdenha a 3ª dimensão e o movimento…

                       In Páginas de Estética, Fernando Pessoa


Sentindo-se honrado pelo facto de o poeta ter escolhido sua terra natal para ali fazer nascer seu mais importante heterónimo, Álvaro de Campos, Fonseca Martins vem procurando imprimir em sua obra pictórica as feições desse imaginado tavirense. O fascínio por Pessoa leva o pintor a também imaginar seus próprios heterónimos para desenvolver várias vertentes na sua própria pintura. Teve a oportunidade de conhecer alguns membros da família tavirense de Fernando Pessoa,  considera-se, como o tio-avô do poeta, Jacques Pessoa, um livre pensador, e sente-se acompanhado pelo poeta na tarefa de o pintar.



FONSECA MARTINS Palácio da Galeria
Fonseca Martins está há 50 Anos a pintar Pessoa. O poeta aparece em sua obra nos primórdios da sua adolescência, quando seu professor, o escritor Marmelo e Silva, começava todas as aulas com a leitura de um poema. A Ode Marítima de Álvaro de Campos ficou-lhe desde então gravada na memória.
 GALERIA TAVIRA D'ARTES