O FADO E A ALMA PORTUGUESA

  18h00


18h00
 
  18h00


Fado com História



Toda a poesia – e a canção é uma poesia ajudada – reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste. O fado, porém, não é alegre nem triste. É um episódio de intervalo. 
                                   In Sobre Portugal -.1929 Fernando Pessoa 


Fado com História, fundada em Tavira a dezembro de 2014 por Virgílio Lança e o saudoso Miguel Drago, apresenta um espetáculo com canções publicadas na coletânea Fernando Pessoa – O Fado e a Alma Portuguesa editado pela Warner Music Portugal e a SevenMuses MusicBooks com o apoio da Casa Fernando Pessoa e Museu do Fado. São fados tradicionais adaptados a poemas de Fernando Pessoa.

FRI 24th NOV 2017
SAT 25th NOV 2017
SUN 26th NOV 2017

 18h00
Fado com História

All poetry – and song is supported poetry – reflects what the soul does not have. That is why the song of sad people is happy and the song of happy people is sad. Fado, however, is neither happy nor sad. It is something in between. 

In About Portugal – Fernando Pessoa 

Fado com História, founded in Tavira by Virgílio Lança and the sadly missed Miguel Drago, presents songs from Fernando Pessoa – O Fado e a Alma Portuguesa published by Warner Music Portugal and SevenMuses Music Books, with the support of Casa Fernando Pessoa and the Museum of Fado. They are traditional fado tunes, here using  poems by Fernando Pessoa.

BIOGRAFIAS
catia fadohisto p&b
CÁTIA ALHANDRA

Nasceu em 1981 em Lisboa onde iniciou estudos musicais na guitarra clássica e canto. Começou por cantar no Coro polifónico de Almada. Ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa /curso de canto e frequentou cursos internacionais de canto organizados pela Escola Profissional de Música e Artes de Almada. Em 2003 vem para o Algarve estudar Psicologia e passa a cantar profissionalmente. Alem de Fadista em vários grupos,  Integra os Fad`Nu, TerraXama, e o duo Cátia Alhandra & Juan León.


José alhandra

JOSÉ ALEGRE

Nasceu em Lisboa em 1963. Em 1997 concluiu os estudos de guitarra clássica no Conservatório Regional do Algarve. Iniciou-se na guitarra portuguesa em 2002 com o guitarrista Miguel Drago. A partir de 2005 passa a trabalhar com o guitarrista Pedro Caldeira Cabral. Em 2012 conclui a primeira licenciatura em guitarra portuguesa orientada por Custódio Castelo na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, onde em 2017 conclui o Mestrado em ensino de instrumento e música de câmara.


sara gonçalves p&b

SARA GONÇALVES

Natural da Fuseta e licenciada em Psicologia. Escolhida pelo Fado desde os tempos de menina, tem alcançado imensos prémios, com destaque para a vitória nos concursos “Bravo Bravíssimo”, e consequente representação de Portugal na final em Itália, Foi vencedora do concurso “ Nasci para o Fado”, de Filipe La Féria. Em 2008 gravou o seu primeiro álbum: “ Sonho”. Recentemente apresentou-se na Aula Magna, em Lisboa. Foi a fadista escolhida para atuar no 25º aniversário da Convenção Ibérica da Yamaha.


Virgilio p&b

VIRGÍLIO LANÇA

Natural de Vila Real de Santo António. Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra onde integrou grupos de Fado. Cantor desde os 13 anos no grupo pop Enigma. Compartilhou palco com Amália Rodrigues, Max, Paco Bandeira, Os Arautos. Voltou ao Fado em 2008. Participou em inúmeros concertos e no filme “Todos temos o teu fado”, em homenagem a Amália Rodrigues. Em 2014, juntamente com o guitarrista Miguel Drago, constituiu a associação cultural Fado com História para divulgar o Fado em Tavira.
FADO COM HISTÓRIA