PROJETO FERNANDO PESSOA

21h30 21h30 18h00

concerto de jazz
Tammy Weis (cantautora)
Carlos Barreto (baixo) e António Pinto (guitarra)
Maria João Soares (recitadora)
Convidado especial Berg

Clube de Tavira 

Assim como têm vindo substituindo a música europeia pelos jazzes (…) assim também à riqueza e à majestade antigas da língua inglesa têm vindo a antepor, na falsa energia de um ataque epilético verbal, um calão pitoresco e convulsivo.    

                        In Pessoa Inédito. Fernando Pessoa  

A canadiana Tammy Weis apresenta composições para poemas em inglês de Fernando Pessoa. Mais uma oportunidade de ver esta criação que lotou a Casa Fernando Pessoa em Lisboa e o Pizza Express Jazz Club em Londres, e que foi visto também em Tavira.  Foi numa galeria no coração da Alfama no meio de retratos pintados do poeta Fernando Pessoa, que Tammy Weis inspirou-se para este projeto.
Tammy & Berg cores cortada

Foi entre as pinturas e ilustrações de um artista contemporâneo na galeria “Farmácia” no coração de Alfama, que apareceu a inspiração para o último projeto de Tammy Weis. A arte centrou-se na imagem do grande poeta Fernando Pessoa de Lisboa e atuou como um catalisador para a vocalista canadiana, em colaboração com músicos em Lisboa, embarcar na criação de um som que correspondesse à poesia dos primeiros anos de Pessoa na África do Sul. O som do Fado criado para voz e guitarra foi o ponto de partida de Tammy e, a partir daí, construiu uma paisagem sonora orientada para o folk e embutida em seu amado jazz em torno de dez poemas de Pessoa, desenhando a atmosfera mágica da área mítica de Lisboa, Alfama.

E agora, um ano depois, o Projeto Fernando Pessoa está crescendo. Depois de 2 shows esgotados em Londres e um concerto esgotado na Casa Fernando Pessoa em Lisboa, que contou com a presença do Embaixador do Canadá, Jeffrey Marder e sua família, também tivemos a honra de ter Luís Miguel Rosa Dias; O sobrinho de Pessoa sentou-se na primeira fila. Luís tem sido um grande defensor do nosso projeto revelando antecedentes familiares desconhecidos no homem que foi considerado um dos maiores poetas de Portugal.

Gravamos um demo de quatro faixas com os melhores músicos portugueses, incluindo o baixista Carlos Barretto e António Pinto, na guitarra, que trazem uma ótima visão e tradição para essas maravilhosas palavras. Outro novo desenvolvimento importante é a adição de um músico português muito sensitivo e talentoso, Berg.

Ele é o vencedor do “Factor X em Portugal” e já adicionou algumas influências distintivas ao nosso crescente número de trabalhos sobre a obra dePessoa.

Estamos orgulhosos de estar aqui hoje para comemorar o aniversário de Álvaro do Campos.

The Fernando Pessoa Project

 Tammy Weis cresceu em Alberta, Canada, com um bisavô que tocava banjo e violino. Dedicou seu primeiro álbum, Legacy, à falecida mãe e com ele começou uma carreira internacional no Festival de Jazz de Vancouver percorrendo a seguir vários palcos Europeus. Em 2010 foi nomeada para Vocalista do Ano da London Jazz. Seu novo álbum é baseado nos poemas escritos em inglês por Fernando Pessoa. Sobre ela diz Michael Bublé: 'Ela é fantástica! Agora sim há uma Vocalista!'

Carlos Barretto, nasceu no Estoril em 1957 e teve contacto com a música através do pai que tocava guitarra e harmónica cromática. Aos dez nos entra no Conservatório Nacional de Lisboa escolhendo o contrabaixo por influência do Festival de Jazz de Cascais. Prosseguiu os estudos na Academia Superior de Música de Viena, Áustria. Em 1984 fixa-se em Paris, França, e trabalha um pouco por toda a Europa. Em 1993 volta a basear-se em Portugal onde trabalha com os melhores músicos e artistas portugueses.

António Pinto estudou na Academia dos Amadores de Música, no Hot Club de Portugal e na Escola Superior de Musica de Lisboa. Participou, entre outros nos grupos: Septeto de Tomás Pimentel, Orquestra do Hot Club de Portugal, Nanã Sousa Dias, Orquestra Sons da Lusofonia, Moreiras Jazztet, Quarteto de Carlos Martins, Orquestra Sons do Mundo de Laurent Filipe, Claus Nymark Big Band, Alexandre Diniz Quarteto, Quinteto José Meneses. Colaborou com muitos dentre os melhores músicos portugueses.

Berg, cantor e músico. Teófilo Sonnenberg, nasceu em Angola, cresceu no Porto e viveu na Suíça. Integrou a banda de Rui Veloso e entrou em álbuns de Boss AC, Rita Guerra, Nuno Guerreiro, Pedro Abrunhosa e GNR. Lançou o seu primeiro álbum a solo em 1999. O segundo, "Mundo", em 2008.Em 2014 vence a 1ª edição da versão portuguesa do programa X Factor, Em 2016, lança o álbum "Tempo”. Aceitou o convite de Tammy Weis para integrar o Fernando Pessoa em Tavira na FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS 2017.



CLUBE DE TAVIRA