DO MEU ÁLVARO DE CAMPOS

 

Casa das Artes de Tavira ,  Escola Secundária de Tavira e Oficina Bartolomeu dos Santos  apresentam
  
até 30 nov 2017
17h00 - 20h00
SEG . SEX

oficina de gravura e exposição de artes plásticas
Casa das Artes de Tavira

O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar. Mas a arte média, se tem por fim principal o elevar, tem também que agradar tanto quanto possa; e a arte superior, se tem por fim libertar, tem também que agradar e que elevar, tanto quanto possa ser […]. Elevar e libertar não são a mesma coisa. Elevando-nos, sentimo-nos superiores a nós mesmos…. A libertação é uma elevação para dentro, como se crescêssemos em vez de nos alçarmos.
 
                        In Páginas de Estética e de Teoria Literárias. Fernando Pessoa


Projeto coordenado pela prof. Ana Cristina Matias que resulta em exposição de artes visuais dos trabalhos desenvolvidos em classe pelos professores de português e artes, e uma oficina de gravura ministrada pela OBS. Para esta exposição os estudantes escolherão individualmente excertos de Álvaro de Campos para ilustrar ou interpretar livremente.

PARTICIPANTES DA 2ª OFICINA DE GRAVURA DA OFICINA BARTOLOMEU DOS SANTOS
Ana Rita Santos - 11.º E
Cláudia Martins, 11.º E
Edna Wolf . 12.º E
Fabiana Nascimento - 11.º E
Fátima Vicente , 11.º E
Inês Duarte, 11-ºE
Joana Correia - 11.º E
Maria Santos - 11.º E
Rosana Sousa - 11.º E





IMAGENS DA PREPARAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE 2017

BeatrizBeatriz
Catarina
catarina

Edna
Edna

Margarida
margarida

Matilde
matilde

Rafael
rafael

Rodrigo
rodrigo
rodrigo2

Rui
Rui

Vários
vários
Ana Cristina Simão Matias, Mestre em Didática das Línguas e Culturas Modernas, especialização em Português, e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, é docente do Grupo 300 na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, onde é também professora bibliotecária e dinamizadora de projetos.

Formadora da formação contínua de professores, já foi consultora de formação, assessora técnico-pedagógica, assistente de Inglês, orientadora de estágios e formadora do IEFP.
CAT – Casa das Artes de Tavira, fundada em 1985 a partir de um desafio do Vitor Pomar a um grupos de amigos para ue juntos criassem em Tavira um espaço para a produção de atividades culturais. Assim fizeram e desde a primeira exposição nesse verão a CAT não mais parou e vem resistindo a adversidades  graves como a inundação que destruiu seu acervo em 1990. Segundo José Delgado Martins o segredo mais importante dessa sustentação reside na transmissão do desígnio dos fundadores às novas gerações.

OBS Oficina Bartolomeu dos Santos é um espaço de criação artística, no domínio das Artes Visuais, com especial orientação para a prática da gravura.  A OBS procura recuperar um lugar de relevo no panorama artístico nacional, aplicando os valores de ensino, profissionalismo e dedicação, legado do seu fundador,  o artista Bartolomeu dos Santos e pretende assim dar um contributo para a criação e fortalecimento de públicos, para a diversificação e descentralização dos recursos criativos nacionais.

ESJAC Escola Secundária de Tavira Dr. Jorge Augusto Correia. Nos anos 70 funcionou em Tavira um polo do liceu de Faro ligado à escola técnica. Após o 25 de Abril de 1974, passa a Escola Polivalente de Tavira e finalmente a Escola Secundária de Tavira Dr. Jorge Augusto Correia, em homenagem a esse médico e politico interventivo nas áreas de educação e cultura. Sua Biblioteca (nutriente para a mente) tem como missão divulgar e promover a vida da escola e nessa qualidade coordena este projeto.

CASA DAS ARTES DE TAVIRA






OFICINA BARTOLOMEU DOS SANTOS







ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JORGE AUGUSTO CORREIA