BIOGRAFIA DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NAS AÇÕES DE CRIAÇÃO E PREPARAÇÃO PREVISTAS NESTA PROPOSTA

Ana Cristina Simão Matias – AÇÃO 11 UM MÊS DE POESIA

Mestre em Didática das Línguas e Culturas Modernas, especialização em Português, e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, é docente do Grupo 300 na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, onde é também professora bibliotecária e dinamizadora de projetos.

Edward  Ayres  de  Abreu . AÇÃO 7 . QUALQUER MÚSICA

estudou  Piano  no  Conservatório  Nacional,  Composição  na   Escola   Superior   de   Música   de   Lisboa   e   Ciências   Musicais   na   Faculdade   de  Ciências  Sociais  e  Humanas  da  Universidade  Nova  de  Lisboa,  onde  defendeu  em  2014  a  dissertação  de  mestrado  “Ruy  Coelho  (1889-­‐‑1986):  o  compositor  da  geração  d’Orpheu”.  Actualmente  é  doutorando  em  Musicologia  Histórica  enquanto  bolseiro  da  FCT,  Fundação  para  a  Ciência  e  a  Tecnologia  e  colaborador  do  CESEM,  Centro  de  Estudos  de  Sociologia  e  Estética  Musical.  É  membro  fundador  e  Presidente  da  Direcção   do   MPMP,   Movimento   Patrimonial   pela   Música   Portuguesa,   associação  criada  em  2009,  no  âmbito  da  qual  tem  concebido  e  coordenado  diversos  projectos  editoriais  e  deprogramação  musical.|  http://www.edward.pt

Filipe Bagarrão, Maestro – AÇÃO 3 . NO CORETO COM A BANDA

Nascido em 1970 iniciou a sua aprendizagem musical na Banda Musical de Tavira aos 8 anos de idade e aos 12 anos organizou com 11 colegas um grupo que ensinava solfejo aos jovens que procuravam a banda para aprender música.  Fez Curso de Regente de Bandas Filarmónicas em Loulé. Tem permanecido como executante de vários instrumentos e ocupado diversos cargos tendo sido presidente da direção de 2002 a 2010. Atualmente é maestro da Banda Musical De Tavira.

Jane Hennessy . Compositora e cantora . AÇÃO 4 THE MAD FIDDLER

nasceu na Irlanda. Iniciou o seu trabalho de compositora e cantora com a idade de 12 anos e trabalhou nos mais diversos domínios musicais. Como cantora gravou vários “backing vocals” para produtores de música pop, vencedores de Grammy Awards. Interpretou a sua própria composição, ‘Dream Come True’ no festival eurovisão da canção na Irlanda, tendo ficado a sua composição em segundo lugar (apenas um ponto abaixo da vencedora). Hoje vive e trabalha como cantora profissional no Algarve.

Karen da Silva Alves – bailarina . AÇÃO 5 DANÇAR POESIA

Bailarina que trabalha também como coreógrafa e professora. Vem participando de peças de dança, teatro e filmes e apresentando suas próprias coreografias desde 1994.  Formou-se como profissional em dança contemporânea no Trinity Laban Conservatório de Música e Dança em Londres. Tem um mestrado com distinção em Política, História e Práticas de Dança.  Em 2016 concluiu o seu doutoramento em dança, teatro e filosofia na Universidade de Surrey, em Inglaterra. Para o seu doutoramento, criou um método de coreografia que combina idéias de filosofia e técnicas de teatro permitindo a criação de personagens com uma abordagem verdadeira num contexto coreográfico. Foi diretora de estudos de performance para o programa de dança na Universidade de Surrey, onde ensinou dança contemporânea e coreografia. Foi professora convidada no Laban Trinity, London Metropolitan University e Bangor University. Para mais informação sobre o seu trabalho siga esta ligação: karendasilva.com

Luís Conceição . Compositor E Pianista . AÇÃO 4 THE MAD FIDDLER

concluiu o Curso de Piano. no Conservatório Regional do Algarve, licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa e em Piano na Universidade de Évora. Mestrado em Ensino do Piano no Instituto Piaget. É Diretor Pedagógico e Professor de Piano e História da Cultura e das Artes na Academia de Música de Tavira. Pianista e Compositor, tocou em salas nacionais e internacionais. Já compôs mais de 250 obras. O seu estilo é de fusão tendo afinidades com o Jazz, a Música Étnica a Erudita.

Raúl Gómez . compositor . AÇÃO 5 DANÇAR POESIA
Sintetista dedicado à criação sonora no campo das artes cênicas. Em 1998, fundou o grupo de música experimental “Jardín”, ao lado de Orlando “Liti” Ramirez, onde pesquisou e desenvolveu uma linguagem musical própria, inspirada na exploração da resposta sensorial humana a arquétipos primordiais e códigos de som. Compôs e projetou som para obras de dança, teatro, poesia e ópera experimental.
https://soundcloud.com/ra-l-jard-n

Roy Nicholls . violinista . AÇÃO 7 . QUALQUER MÚSICA

Começou a estudar violino aos 8 anos no Ardingly College, mais tarde sob tutoria de David Martin, tendo sido aceito na Royal Academy of Music, onde foi aluno de Sidney Griller, sob cuja direção integrou um quarteto e um duo de cordas. Premiado como solista de viola na Academia, passou a primeiro viola nas orquestras sinfónica, de câmara e de ópera. Mantinha prioritariamente seu trabalho no Robert’s Quartet, até que este se dissolveu. Atualmente Roy vive em Tavira, onde toca nas ruas, coletando donativos para uma instituição de cuidados de crianças em situação de risco.

. AÇÃO 5 DANÇAR POESIA

Tomás Tello . compositor . AÇÃO 5 DANÇAR POESIA

Estudou harmonia e composição com Jorge Madueño e guitarra com Andrés Prado. Em Barcelona estudou no Taller De Músics. Estudou guitarra tradicional peruana com Gustavo Urbina. Em Buenos Aires estudou a técnica Alexander com Jessica Nardelli e guitarra elétrica com Fernando Kabusacki. Em lima formou o Duo Shaolines Del Amor. Em 2009 passou a trabalhar com Yuko Kominami. Organizou o “ooh” Experimental Music Festival No Luxemburgo, e participou do projeto de Pesquisa Sonora Sonic Melting Sound no Quelccaya Glaciar em Cusco.

Virgílio Lança – Guitarra de Fado AÇÃO 10 O FADO E A ALMA PORTUGUESA

Natural de Vila Real De Santo António. Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra onde integrou grupos de fado. Cantor desde os 13 anos no grupo pop Enigma. Compartilhou palco com Amália Rodrigues, Max, Paco Bandeira, Os Arautos. Voltou ao fado em 2008. Participou em inúmeros concertos e no filme “Todos Temos O Teu Fado”, em homenagem a Amália Rodrigues. Em 2014, juntamente com o guitarrista Miguel Drago, constituiu a Associação Cultural Fado Com História para divulgar o fado em Tavira.

Vitor Correia- Ator . AÇÃO 8 POEMAS ENCENADOS

Actor pela Escola De Formação Teatral Do Centro Cultural De Évora,  integrou o Centro Dramático De Évora. Actor residente no Centro Dramático Do Algarve (Loulé), Teatro Das Beiras (Covilhã), Teatro Da Rainha (Caldas Da Rainha) E Artistas Unidos (Lisboa). Fundou em 2006 a Armação Do Artista, onde dá formação, representa e encena para o público em geral e infanto-juvenil. Na tv entrou em várias séries e telenovelas e no cinema trabalhou com quase todos os realizadores nacionais.

Yuko Kominami – Coreógrafa/Bailarina . AÇÃO 5 DANÇAR POESIA

Bacharel em História Japonesa pela Waseda University De Tóquio, em Estudos De Danças Comunitárias pelo Laban Center e Culturas, Histórias e Práticas da Dança Pela Universidade de Surrey. Criou e interpretou: Ones Voices com Steve Kaspar, em Berlim e em Sibiu ; Remembranece no Luxemburgo e  em Paris;  Bi-Ka, Ket-Sui e Wa-Ku  em Berlin;  Recollections  com Kunihiko Matsuo, na India;  Kaku em Lille; Mayu  em Riga e em Budapeste e Dreaming Scarlet Medusa, no Luxemburgo e em Lima.