O MODERNISMO EM TAVIRA

Sede da A|NAFA
01 Out a 30 Nov das 10h00 às 17h00

…  E eu o antigo lá subi a rua imaginando um futuro girassol.                                                                         E eu o moderno lá desci a rua não imaginando nada…

In Realidade de Álvaro de Campos

Registo fotográfico da pesquisa de Isabel Macieira.  Tavira foi a cidade eleita por Fernando Pessoa para fazer nascer Álvaro de Campos, aquele que será considerado o típico poeta da modernidade, da civilização e da técnica do mundo contemporâneo.

Não será mera coincidência: antes, também ele terá sentido o enorme encanto, a envolvência histórica e cultural que nesta cidade se respira em cada recanto… pressente-se que, ao longo das várias épocas, há nesta pequena e requintada cidade um público que se revê no que mais de moderno se faz e que adere de imediato às novas correntes estilísticas.

O mesmo acontece durante o período modernista, enformado por um leque de exemplares de grande beleza que urge estudar, inventariar e preservar na sua integridade, importantes testemunhos que são da arquitetura contemporânea na cidade. Nesta exposição integram-se os exemplares mais marcantes (cidade e arredores), muitos dos quais da mão do arquiteto Manuel Gomes da Costa, hoje um nome inquestionável da arquitetura modernista do Algarve.  

Isabel Macieira

Isabel Macieira

Nasceu em Lisboa. Viveu em Moçambique, na Arábia Saudita, na Madeira e nos Açores. Vive em Tavira desde 1985. É Mestre em História da Arte Portuguesa pela Universidade do Algarve. Foi professora de Ed. Visual e Desenho até 2014. Em 2004 tem publicado pela CMT o livro “A Pintura Sacra em Tavira, séculos XV a XX”. Dentro da vertente de estudos e investigação sobre a história local e regional, escreve artigos e entradas para catálogos e participa em colóquios, visitas guiadas. Desenvolve uma carreira como artista plástica desde 1990, com exposições em Portugal e no exterior. Em 2009 funda em Tavira, com Matthijs Warner a associação de artes plásticas e visuais “Casa5”, ligada à organização de eventos artísticos e culturais.